Viver como cristão


A primeira palavra de 1 Pedro 2:1 (NVI) é “portanto”. Isso significa que o que se segue é resultado do que vem antes. Como vimos anteriormente, o primeiro capítulo de 1 Pedro foi uma obra-prima a respeito do que Cristo fez por nós e da resposta que devemos dar diante do que Ele fez em nosso favor. No capítulo seguinte, Pedro retomou esse tema e o aprofundou ainda mais.

1. De acordo com 1 Pedro 2:1-3, como devemos viver? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso: Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

  • A. ( ) Abandonando a maldade, a hipocrisia e a inveja, e buscando o verdadeiro alimento espiritual.
  • B. ( ) Deixando de lado o amor, a disciplina e o bom senso.
  • C. ( ) Rejeitando a graça e confiando em nós mesmos.

Pedro utilizou duas imagens distintas para mostrar que o cristão tem um duplo dever. Uma delas é negativa, no sentido de que algumas coisas devem ser abandonadas. A outra é positiva, no sentido de que devemos buscar fazer algo.

Em sua primeira imagem, Pedro exortou os cristãos a se livrarem da maldade, engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência (1Pe 2:1, NVI). Dessa maneira, nosso comportamento como cristãos será diferente da prática de muitas pessoas ao redor. Rejeitando a maldade, não teremos o desejo de prejudicar os outros, mas buscaremos o bem deles. Tendo abandonado a falsidade, não enganaremos o próximo, mas seremos francos e honestos. Não teremos inveja daqueles que têm mais posses do que nós; em vez disso, estaremos contentes com nossa vida e floresceremos onde a Providência nos tem colocado. Também não faremos declarações que prejudiquem deliberadamente a reputação do nosso próximo.

A segunda imagem que Pedro utilizou é a de um bebê ávido por leite (1Pe 2:2), o que apresenta o lado positivo de seu ensino. A vida cristã não é apenas uma questão de abandonar coisas ruins. Uma vida assim seria vazia. Viver o cristianismo significa buscar o alimento espiritual com a mesma intensidade que um bebê faminto chora, pedindo leite. Pedro dirigiu seus leitores à fonte desse alimento espiritual (veja também Hb 4:12; Mt 22:29; 2Tm 3:15-17), a Bíblia. É na Palavra de Deus que podemos crescer espiritual e moralmente, pois nela temos a revelação mais plena possível de Jesus Cristo. Temos em Jesus a maior representação do caráter e da natureza do Deus santo a quem devemos amar e servir.

Buscar o alimento espiritual na Palavra nos ajuda a abandonar as más atitudes sobre as quais Pedro nos advertiu?