Vida Nota 10 – parte 2


Atenção: Antes de apresentar esta história, recapitule a da semana anterior.

Certo dia, o acampamento organizado pelo pastor Daniel Chirileanu recebeu a visita da diretora de uma escola, que tinha ido visitar a filha que estava ali. Essa diretora era contra quaisquer atividades espirituais e não simpatizava com os adventistas do sétimo dia.

“Nos primeiros dias do acampamento, ela se opôs de tal maneira às atividades espirituais que não podíamos sequer orar com as crianças antes das refeições”, recorda o pastor Daniel. “Em vez de apresentar os devocionais regulares, a equipe era forçada a apresentar lições espirituais de uma forma menos direta, mais lúdica, por meio de objetos.”

Enquanto realizava um daqueles programas, o pastor Daniel pediu que as crianças apresentassem um testemunho pessoal. A filha da referida diretora se levantou e falou de maneira sincera e tocante sobre a mãe. Mencionou que aprendeu a orar com a ajuda de uma menina adventista e que orava todas as noites em favor da mãe.

Surpresa e emocionada, a mãe começou a chorar. “Você orou mesmo por mim?”, perguntou ela. A menina reafirmou que, de fato, orava por ela todas as noites.

O coração da mãe ficou enternecido. As orações, devocionais e outras atividades espirituais no acampamento já não eram problema para aquela senhora; na verdade, ela até incentivou a realização dessas atividades!

Nos cinco anos seguintes, a diretora continuou participando dos acampamentos e recomendou que o conselho escolar da cidade permitisse que os adventistas realizassem cursos e seminários em todas as escolas da região. Deus trabalha de maneiras maravilhosas!

Atualmente, o pastor Daniel Chirileanu serve como diretor de jovens da União Romena, promovendo e coordenando, com os diretores de jovens das Associações, programas de estilo de vida saudável por todo o país.

Aumento de parcerias

Teofil Brasov é gerente de projetos da Associação de Muntênia, na Romênia. Atualmente, a Associação tem 50 parcerias com escolas de ensino fundamental e médio para oferecer o curso “Vida Nota 10”. Essas parcerias abrangem as escolas em oito dos dez municípios da Associação de Muntênia. Além disso, a Associação é parceira de seis colégios em regime de internato.

No ano passado, aproximadamente 2.400 alunos participaram das aulas organizadas pelos adventistas, e o número continua crescendo. Além das aulas extracurriculares e do acampamento opcional, o departamento de jovens organiza convenções de professores durante o fim de semana anterior ao início do ano letivo.

“Durante a convenção, apresentamos o projeto “Vida Nota 10”, diz o pastor Teofil. “Também oferecemos seminários nos quais abordamos áreas de desenvolvimento pessoal para os professores. Ao mesmo tempo, usamos essas convenções para incentivar os professores da mesma região a estreitar amizades e formar núcleos. Na convenção do ano passado, que foi realizada no centro jovem da Associação, tivemos 90 professores não adventistas.”

Por um mundo melhor

“Queremos fazer do mundo um lugar melhor e também queremos compartilhar valores importantes. Uma de nossas maiores necessidades é expandir o quadro de nossos treinadores, todos eles voluntários e, obviamente, ter os meios para instruí-los”, explica o pastor Teofil.

Parte da oferta da Escola Sabatina será usada na aquisição de materiais para esses programas, no financiamento das convenções dos professores e na cobertura dos custos dos acampamentos de verão.

O pastor Teofil declara: “Vejo isso como uma forma de fazer avançar ainda mais a missão. Além da pregação e do contato com os membros no sábado, essa é uma forma de fazer, durante a semana, alguma coisa prática em favor da comunidade, especialmente para os jovens.”

Agradecemos muito pelas ofertas deste trimestre!

Resumo missionário

  • Na Romênia, a religião predominante é a católica romana ortodoxa. Outros grupos religiosos incluem católicos romanos, católicos gregos, protestantes, judeus e, na região sudeste, muçulmanos.
  • De acordo com registros históricos, havia cerca de 50 mil observadores do sábado na região da Transilvânia da Romênia, nos séculos 16 e 17.
  • Atualmente, encontramos 1.104 igrejas e 65.961 adventistas na Romênia.
  • Para conhecer mais histórias, assista a “Watch Mission: Spotlight”. Acesse www.adventistmission.org/dvd para imprimir gratuitamente.