Uma casa na rocha


5. Leia Jó 31:24-34. O que mais podemos aprender sobre Jó? Analise as afirmações e assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

  • A. ( ) Jó não colocava sua fé nas riquezas que possuía.
  • B. ( ) Jó não adorava outros deuses como o sol, a lua e as estrelas.
  • C. ( ) Jó foi compassivo com o estrangeiro.

Não é de admirar que o Senhor tivesse elogiado a vida e o caráter de Jó. Ele era um homem que vivia sua fé, um homem cujas obras revelavam a realidade de seu relacionamento com Deus. Isso, naturalmente, tornava sua queixa ainda mais amarga: “Por que isto está acontecendo comigo?” E, claro, fazia com que os argumentos de seus amigos se tornassem inúteis e vazios.

Mas há uma mensagem ainda mais profunda e importante que podemos extrair da vida fiel e obediente de Jó. Observe a íntima ligação entre sua vida passada e a maneira pela qual ele reagiu às tragédias que lhe sobrevieram. Não foi por acaso, sorte, nem pura força de vontade que Jó se recusou a amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9). Não! Foi porque todos aqueles anos de fidelidade e obediência a Deus concederam-lhe a fé e o caráter que o habilitaram a confiar no Senhor, apesar do que lhe havia acontecido.

6. Leia Mateus 7:22-27 e responda: Por que Jó permaneceu fiel? Complete as lacunas de acordo com o conteúdo do texto:

Jó foi porque construiu a sua sobre a , sendo da Palavra de Deus e não apenas ouvinte.

A chave para a grande vitória de Jó estava em todas as vitórias “menores” que ele havia obtido antes (veja também Lc 16:10). Sua adesão à justiça foi tão fiel que ele não estava disposto a fazer concessões – isso fez de Jó o que ele era. Vemos em Jó um exemplo do que o livro de Tiago diz a respeito do papel das obras na vida de fé: “Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou” (Tg 2:22). Que importante princípio de vida cristã é revelado nesse verso! Na história de Jó, vemos esse princípio se manifestando de maneira poderosa. Jó era de carne e osso como todos nós; no entanto, pela graça de Deus e seu próprio esforço diligente ele teve uma vida de fiel obediência a Deus.

Que escolhas você precisa fazer para viver de maneira tão fiel quanto Jó?