Resistindo ao Espírito Santo


1. Leia Atos 7:51. Que advertência é dada nesse verso? Ela se aplica também a nós hoje? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

  • A. ( ) A advertência de que Israel estava sendo rebelde, resistindo ao Espírito de Deus. Devemos agir diferentemente do povo de Israel e dar ouvidos à Sua voz.
  • B. ( ) A advertência de que Israel estava se misturando com os pagãos e isso poderia contaminar sua espiritualidade.

Há uma série de pecados especificamente mencionados nas Escrituras como “pecados contra o Espírito Santo”. Muitos desses pecados estão no âmbito individual. No entanto, há também uma dimensão coletiva envolvida, como podemos concluir a partir de Atos 7:51. Estevão ressaltou que seus acusadores eram obstinados, assim como foram os rebeldes israelitas quando adoraram o bezerro de ouro (Êx 33:3). Eles resistiram ao Espírito Santo porque se recusaram a ouvir a mensagem com a qual o Senhor, por meio dos profetas, queria impressionar seu coração. Essa tendência de oposição a Deus e a Seu plano fez com que algumas pessoas acabassem rejeitando, por fim, as reivindicações do Senhor Jesus Cristo. Em vez de seguirem Jesus, elas substituíram a obediência à Palavra viva de Deus por um culto exterior.

É assombroso que o frágil ser humano, criado por Deus e dependente dEle, seja capaz de resistir à atuação do Espírito Santo e, finalmente, à graça divina. Por mais poderoso que Deus seja, Ele não força nosso livre-arbítrio. Ele respeita nossas escolhas.

Afinal de contas, se Deus quisesse nos forçar à obediência, por que Ele não o fez no Éden, com Adão e Eva? Assim, Ele pouparia o mundo inteiro da crise do pecado. No entanto, Deus nos criou livres, com o poder de fazer escolhas morais, para a vida ou para a morte, para o bem ou para o mal. Que dom precioso e sagrado Ele nos deu!

Embora cada um de nós seja responsável pelas próprias decisões, temos também uma responsabilidade coletiva: devemos incentivar uns aos outros a ser fiéis, a obedecer à Palavra de Deus e a nos manter perto de Jesus (Hb 10:24, 25). Resistimos ao Espírito Santo hoje quando rejeitamos a Palavra de Deus e quando não damos atenção à mensagem de Seus profetas.

É muito fácil olhar para o antigo povo de Israel, julgá-lo e criticá-lo por todos os seus erros. Mas, o que dizer das nossas próprias más escolhas? Como você se sentiria se elas se tornassem públicas como foram os erros do antigo povo de Israel?

De que maneira podemos ajudar as pessoas a amar e a realizar boas obras? Qual é sua responsabilidade em cultivar nas outras pessoas o “amor e as boas obras”?