Relações sociais


VERSO PARA MEMORIZAR: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1Pe 4:8).

LEITURAS DA SEMANA: 1Pe 2:13-23; 1Pe 3:1-7; 1Co 7:12-16; Gl 3:27, 28; At 5:27-32; Lv 19:18

A carta de Pedro também confronta algumas questões sociais difíceis de seu tempo. Por exemplo, como os cristãos deveriam suportar um governo opressivo e corrupto como o Império Romano pagão? O que Pedro disse aos seus leitores, e o que suas palavras significam para nós?

Como os escravos cristãos deveriam reagir quando seus senhores os tratavam de maneira severa e injusta? Embora as relações atuais entre empregadores e empregados sejam diferentes do relacionamento entre senhor e escravo no primeiro século, aqueles que têm que lidar com chefes injustos e abusivos certamente se identificarão com o que Pedro disse. É extraordinário que ele tenha apontado Jesus como o perfeito exemplo de como os cristãos devem se comportar quando são maltratados (1Pe 2:21-24).

Como os maridos e esposas devem se relacionar, especialmente quando divergem sobre uma questão tão fundamental como a crença religiosa?

Finalmente, como os cristãos devem se relacionar com a ordem social e política, quando ela pode ser incontestavelmente corrupta e contrária à fé cristã?