Rebelião e redenção – Lição Adultos 1º Trimestre 2016


De alguma forma, não sabemos exatamente por que, o pecado surgiu na criação perfeita de Deus, e esse pecado se tornou o ponto de partida daquilo que entendemos como o grande conflito. Uma coisa, porém, sabemos muito bem: como seres humanos, estamos envolvidos nesse conflito. Essa é uma guerra da qual nenhum de nós escapa.

O grande conflito chegou à Terra quando Satanás enganou Adão e Eva com lisonjas e trapaças, fazendo com que a lealdade deles fosse removida de Deus e transferida para ele. (Ver introdução do livro O Grande Conflito, Ellen G. White.)

Em resposta a essa tragédia, Deus, que havia previsto, “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4), que tudo isso aconteceria, colocou em ação Seu plano de resgate, o que conhecemos como o plano da redenção.

Ao longo de toda a Bíblia, Deus está derrotando constantemente os propósitos de Satanás. A vinda de Jesus como Emanuel, “Deus conosco”, recuperou o território que havia sido roubado de Adão e Eva. Jesus triunfou onde Adão fracassou. Em Seu ministério, Ele mostrou Sua autoridade sobre a criação e sobre as forças do mal. Pouco antes de Seu retorno para o Céu, Ele comissionou novamente Seus seguidores a ampliar as fronteiras de Seu reino celestial, e no Pentecostes os capacitou para essa tarefa.

Jesus obteve a vitória decisiva na cruz. O desafio sempre teve que ver com o lado ao qual escolhemos ser leais: o lado que ganhou ou o lado que perdeu. Embora a escolha devesse ser fácil e óbvia, devido ao fato de o conflito ainda estar em andamento e de os enganos estarem por toda parte, a batalha pela posse de nosso coração e de nossa mente continua. Nossa esperança e oração, portanto, é que as lições deste trimestre revelem alguns desses enganos, e, assim, nos ajudem não só a escolher Cristo, mas a permanecer com Ele, porque, como Ele prometeu, “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 24:13, NVI).

David Tasker, secretário de campo da Divisão do Sul do Pacífico, é PhD em Antigo Testamento, e já foi pastor distrital na Nova Zelândia, sua terra natal, presidente de Missão nas Ilhas Salomão e professor da disciplina Estudos na Bíblia, tanto na Universidade Adventista do Pacífico (Papua-Nova Guiné) como no Instituto de Estudos Avançados (Filipinas). Ele e a esposa Carol têm dois filhos casados (Nathan e Stephen) e três netos.

Notas:
1.
As respostas colocadas na lição de sexta-feira se referem às perguntas da lição de domingo a quinta-feira. Elas são preparadas para facilitar o estudo do tema.

2. A versão bíblica adotada nesta Lição é a Almeida – Revista e Atualizada no Brasil, 2ª edição. Outras versões utilizadas são identificadas como segue: NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje; NVI – Nova Versão Internacional; ARC – Almeida – Revista e Corrigida no Brasil.