Partes de um plano


Dois séculos antes de Cristo, Arquimedes de Siracusa nasceu na ilha mediterrânea da Sicília. Esse antigo matemático grego, físico, engenheiro, inventor e astrônomo é considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos.

Séculos mais tarde, outro jovem siciliano demonstra amor pela ciência e matemática e espera tornar-se astrônomo.

Kenan, estudante de física na Universidade de Catania, disse: “Desde garoto, tentei aprender tudo sobre ciência. Leio muitos livros, incluindo a Bíblia. Gostei especialmente do verso: ‘Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las’” (Gn 15: 5).

Ele admite: “Gosto das estrelas porque elas revelam o poder do Deus que criou coisas incríveis. Se você comparar nossa pequenez a este grande Universo, perceberá algo fantástico.”

A Universidade de Catania, onde Kenan estuda, foi fundada em 1434 e é a universidade mais antiga na Sicília. Vários cientistas famosos são associados à Universidade, incluindo Agatino San Martino Pardo, astrônomo e matemático que ensinou análise matemática e cálculo de 1816 a 1841. Ele contribuiu para o cálculo da órbita de Ceres, o primeiro asteroide descoberto; Guido Fubini, autor do teorema de Fubini, foi professor de matemática nos primeiros anos do século 20. O asteroide 22495 Fubini é nomeado em sua honra; Paolo Maffei, diretor do Observatório Catania de 1975 a 1980, foi um dos pioneiros da astronomia infravermelha. Ele descobriu duas galáxias: Maffei 1 e Maffei 2. Um asteroide principal, o 18426 Maffei, também é nomeado em sua homenagem.1

Futuro astrônomo

Enquanto muitos consideram incongruentes a ciência e a Bíblia, Kenan espera que um dia ele possa descobrir algo novo em astronomia, algo relacionado à criação e à Bíblia. Ele diz: “Temos química, matemática e biologia na Bíblia. A sabedoria de Deus pode ser vista na Bíblia em muitos aspectos.”

Kenan não sente vergonha de compartilhar a fé. Na escola, ele deixa sua luz brilhar. É um excelente aluno de matemática. Por isso, foi selecionado para participar da Olimpíada de Matemática Italiana, uma competição nacional para os alunos do Ensino Médio. Os testes incluem problemas desafiadores em álgebra, análise combinatória, geometria e teoria dos números.

Kenan ganhou a pontuação máxima de sua localidade e passou a competir regionalmente, obtendo a pontuação máxima em toda a Sicília, uma região autônoma da Itália. O problema era que a competição nacional estava programada para ocorrer em um sábado.

Impasse na olimpíada

Por ser um fiel adventista do sétimo dia, Kenan não competiria no sábado. Depois de orar, decidiu abordar o presidente da Olimpíada de Matemática. Explicando sua situação, Kenan perguntou se seria possível alterar a data do exame. Foi informado de que a equipe consideraria a situação. Era a primeira vez na história da Olimpíada que alguém fazia tal pedido.

Não muito tempo depois, Kenan foi surpreendido ao ser convocado pelos líderes da Olimpíada Internacional. A maioria era composta de professores universitários de todo o mundo. O grupo questionou-o sobre sua religião. Kenan disse que era adventista do sétimo dia.

“Mas, por que você guarda o sábado?”, o grupo queria saber. Kenan explicou que o sábado foi originado na criação, quando Deus “descansou no sétimo dia e o santificou” (Gn 2: 2, 3).

Naturalmente, isso os levou a perguntar: “Por que você acredita na criação?” Eles tiveram dificuldade para entender como um adolescente inteligente acreditava no que eles consideravam como mitologia.

Kenan respondeu: “Não temos que enxergar tudo com a mesma lente. Talvez a religião não exclua a ciência. Há muitas coisas que não sabemos. Na natureza temos algumas provas de que há um projeto inteligente. O Criador colocou todas as peças juntas. Nós não viemos do caos a este mundo. Somos parte de um plano, algo criado por Deus.”

Fidelidade recompensada

Os líderes da Olimpíada ficaram surpresos. Eles jamais tinham ouvido um concorrente falar dessa maneira. Então, decidiram mudar a competição nacional para uma sexta-feira. Kenan ficou encantado! Ele alcançou a sexta maior pontuação da nação e ganhou uma bolsa de estudos da universidade.

Atualmente, o testemunho de Kenan continua na Universidade de Catania. Recentemente, ele falou com seus professores sobre as ondas gravitacionais que foram detectados no início deste ano (2016). Quando dois buracos negros colidem e então se fundem, liberam energia em forma de ondas gravitacionais. A união produz um único e enorme buraco negro equilalente a 21 vezes o volume da massa do sol.

Kenan explica: “Isso não é algo que vem do caos, mas de uma mente maravilhosa. Não é o caos! Isso confirma a criação. Alguns professores aceitam o que digo, ficam muito interessados e compartilho com eles minhas convicções”, diz Kenan. “Outros simplesmente zombam, mas isso é o começo. Pelo menos estamos construindo um relacionamento.”

1 De “University of Catania,” Wikipedia, https://en.wikipedia.org/wiki/University_of_Catania

Resumo missionário

  • A Sicília é a maior das ilhas italianas, separada do continente pelo Estreito de Messina e rodeado pelo Mar Jônico, o Tirreno e os mares Mediterrâneos.
  • A universidade europeia mais antiga em funcionamento contínuo é a Universidade de Bologna, fundada em 1088. Treze outras universidades italianas têm mais de 500 anos de idade.
  • O relógio mecânico, o barômetro, o termômetro e vidros ópticos são invenções italianas.