Os anciãos


2. De acordo com 1 Pedro 5:1-4, como os líderes deveriam exercer suas funções na igreja? Assinale a alternativa correta:

  • A. ( ) Dominando com rigor e firmeza seus subordinados.
  • B. ( ) Pastoreando o rebanho com o desejo de servir. Devemos cuidar das pessoas confiadas à nossa responsabilidade.

Pedro começou suas orientações aos anciãos afirmando que ele também era um ancião. Em seguida, mencionou duas coisas sobre si mesmo. Primeiramente, ele era uma testemunha dos sofrimentos de Cristo; em segundo lugar, esperava participar da glória a ser revelada. Ao dizer isso, Pedro ressaltou a primeira característica a ser encontrada em um ancião. Ele deve compreender a importância dos sofrimentos de Cristo em nosso favor e a grande esperança que Ele nos oferece.

Pedro comparou a função de um ancião à de um pastor que cuida do rebanho de Deus. Ao comparar as ovelhas à igreja, ele concluiu que, assim como elas, os membros às vezes podem se afastar do rebanho. Portanto, as ovelhas precisam do pastor para guiá-las de volta ao grupo e ajudá-las a trabalhar em harmonia com ele.

3. Leia Jeremias 10:21, Ezequiel 34:8-10 e Zacarias 11:17. Que advertência é dada aos pastores? Assinale a alternativa correta:

  • A. ( ) Perderão a função de pastor, caso cuidem de si mesmos e se esqueçam do rebanho a eles confiado.
  • B. ( ) Sofrerão ataques físicos dos lobos que os cercam, caso atravessem os limites para buscar as ovelhas.

Uma importante função da liderança cristã é trabalhar com os membros de modo tão paciente quanto os pastores devem trabalhar com as ovelhas. Os anciãos devem reuni-los gentilmente para o culto e para compartilhar a mensagem de Jesus com os que precisam conhecer Sua salvação.

Pedro mencionou também que os anciãos devem cuidar do rebanho de maneira voluntária (ou supervisionar, do grego episkopountes; ou olhar “por ele” [1Pe 5:2, NVI]), e não por obrigação. Nem sempre é fácil encontrar pessoas dispostas a assumir o desafio de liderar uma igreja. Isso fica evidente quando chega a época das comissões de nomeação. Há uma série de funções distintas que precisam ser preenchidas. Existem razões pelas quais muitos relutam em assumir funções de liderança. Alguns cargos requerem um investimento considerável de tempo, e as pessoas adequadas para essas funções já podem ter assumido muitos compromissos. É possível que outros não se sintam preparados para a função. Entretanto, Pedro declarou que, caso sejamos indicados, devemos assumir voluntariamente a liderança, se for possível.