O Papel da Igreja na Comunidade – Lição Adultos 3º Trimestre 2016


O evangelho integral

Alguns estudantes de Teologia sublinharam em uma Bíblia todas as passagens que tratavam de justiça, pobreza, riqueza e opressão. Depois, recortaram com uma tesoura todos os versos que tratavam desses assuntos. Quando terminaram, a Bíblia estava destroçada. Esses temas são tão importantes ao longo das Escrituras que, quando são removidos, grande parte da Bíblia fica faltando. Isso nos fala sobre as coisas com as quais Deus Se importa.

Uma pesquisa mostra que 30% dos adventistas do sétimo dia estão envolvidos em atender às necessidades da comunidade ao redor das igrejas. E quanto aos outros 70%? Jesus chama Sua igreja no tempo do fim para proclamar e viver o “evangelho eterno” (Ap 14:6) de maneira integral.

A missão e o ministério descritos em Lucas 4:16-21 é mais do que pregar a verdade da salvação pela fé, por mais essencial que isso seja. Pregar o evangelho também significa expressar de modo tangível o amor e a compaixão para com os pobres, famintos, doentes, tristes, oprimidos, marginalizados e aprisionados. Envolve a justiça bíblica que ajuda a desfazer as obras do diabo, tanto quanto possível, enquanto aguardamos o dia em que Jesus destruirá completamente o mal.

Neste trimestre examinaremos essa visão integral do “evangelho eterno” e o papel da igreja em impactar as comunidades que a cercam. Um membro de igreja se expressou da seguinte forma:

Vi uma garotinha na rua, com frio, tremendo num vestido fino,

Com pouca esperança de conseguir uma refeição decente.

Fiquei irado e disse para Deus: “Por que o Senhor permitiu isso?

Por que não faz alguma coisa sobre isso?”

Durante algum tempo Deus não disse nada.

Então, naquela noite, de repente Ele respondeu:

“É claro que Eu fiz alguma coisa sobre isso. Eu criei você” (Dwight Nelson).

Gaspar Colón foi diretor do Departamento de Religião da Universidade Adventista de Washington, em Takoma Park, Maryland, Estados Unidos. May-Ellen Colón é diretora-assistente do Departamento de Escola Sabatina e Ministério Pessoal da Associação Geral e diretora do Departamento Internacional Adventista de Serviços Comunitários. Eles serviram como missionários na África e na antiga União Soviética por nove anos. Têm dois filhos adultos e dois netos.

Notas: 1. As respostas colocadas na lição de sexta-feira se referem às perguntas da lição de domingo a quinta-feira. Elas são preparadas para facilitar o estudo do tema.

2. A versão bíblica adotada nesta Lição é a Almeida – Revista e Atualizada no Brasil, 2a edição. Outras versões utilizadas são identificadas como segue: NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje; NVI – Nova Versão Internacional; ARC – Almeida – Revista e Corrigida no Brasil.