O Evangelho de Mateus – Lição Adultos 2º Trimestre 2016


Rick Hoyt foi estrangulado pelo cordão umbilical no momento do parto, o que deixou seu cérebro danificado e incapaz de controlar os membros. Os médicos disseram à família que Rick viveria em estado vegetativo pelo resto da vida e deveria ser colocado numa instituição.

Os “Hoyt não ficaram convencidos disso”, escreveu Rick Reilly num perfil dos Hoyt para a revista Sports Illustrated (20 de junho de 2005). “Eles notavam que os olhos de Rick os seguiam pelo cômodo. Aos 11 anos, eles o levaram ao departamento de engenharia da Universidade Tufts e perguntaram se havia alguma coisa para ajudar o menino a se comunicar.

“De maneira alguma”, disseram a Dick Hoyt. “Não se passa nada no cérebro dele”.

“‘Contem uma piada para ele’, Dick respondeu. Eles o fizeram. Rick riu. Muita coisa estava se passando no cérebro dele.”

Ligado a “um computador que lhe permitia controlar o cursor ao tocar um interruptor com a lateral da cabeça, Rick finalmente conseguiu se comunicar” com os outros. Era o começo de uma nova vida. Surgiu a oportunidade de participar de uma maratona com fins caritativos. Seu pai o empurrou numa cadeira de rodas. Após a corrida, Rick digitou: “Papai, me senti como se não fosse mais deficiente!”

Dick decidiu dar a Rick essa sensação outras vezes. Eles correram a Maratona de Boston. Alguém sugeriu um triatlo. Os dois já participaram de centenas de eventos atléticos, com o pai puxando-o ou empurrando-o.

“Não há dúvida”, Rick digitou. “Meu pai é o pai do século”.

O Pai celestial nos ama mais do que Dick Hoyt ama seu filho. Ele enviou Seu Filho para nos puxar da morte para a vida.

Neste trimestre, estudaremos o evangelho de Mateus, que se concentrou muito no fato de que Jesus é o Messias prometido. Embora seu público fosse primariamente judeu, sua mensagem de esperança fala também a nós, que, como Rick Hoyt, precisamos de Alguém que faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos.

Andy Nash, PhD, é professor e pastor na Southern Adventist University, em Collegedale, Tennessee. É autor de vários livros, incluindo The Haystacks Church and the Book of Matthew: “Save us Now, Son of David” [A igreja dos “montes de feno”* e o livro de Mateus: “Salva-nos agora, Filho de Davi”].

Nota: “Haystack”, literalmente “monte de feno”, é um prato tradicional dos almoços da igreja nos Estados Unidos. Consiste em um amido, uma proteína, e verduras ou legumes frescos, misturados em forma de um montículo, acompanhados por algum tipo de molho para salada. Os ingredientes são servidos separados, e cada um monta seu prato. O livro fala da diversidade na igreja.

Notas:
1.
As respostas colocadas na lição de sexta-feira se referem às perguntas da lição de domingo a quinta-feira. Elas são preparadas para facilitar o estudo do tema.

2. A versão bíblica adotada nesta Lição é a Almeida – Revista e Atualizada no Brasil, 2a edição. Outras versões utilizadas são identificadas como segue: NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje; NVI – Nova Versão Internacional; ARC – Almeida – Revista e Corrigida no Brasil.