O caráter de Jó


VERSO PARA MEMORIZAR: “Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras” (Tg 2:22).

LEITURAS DA SEMANA: Jó 1:1, 8; 29:8-17; 31:1-23; Êx 20:17; Mt 7:22-27; Mt 5:16; Ef 3:10

Entre todas as principais questões abordadas no livro de Jó, não devemos perder de vista outro tema crucial: o próprio Jó. Quem foi esse homem em quem o Senhor tanto confiava, a ponto de desafiar o diabo quanto à sua fidelidade e integridade? Quem foi esse homem que não entendia a razão de tudo que estava lhe acontecendo, que sabia que nada daquilo era justo, que expressou ira e frustração sobre suas tragédias, e ainda assim permaneceu fiel até o fim?

Embora a essência do livro de Jó trate da vida dele após as calamidades que lhe atingiram, a partir dessa história, podemos colher informações sobre a vida anterior desse personagem. O que aprendemos sobre o passado de Jó e sobre o tipo de homem que ele era, nos dá maior compreensão da razão pela qual ele permaneceu fiel ao Senhor, mesmo em meio a todo aquele terrível sofrimento e a tudo o que Satanás tinha feito para tentar afastá-lo de Deus.

Como era o caráter de Jó? Que lições aprendemos sobre sua maneira de viver que podem nos ajudar a ser seguidores mais fiéis do Senhor?