Liderança servidora


VERSO PARA MEMORIZAR: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:7).

LEITURAS DA SEMANA: 1Pe 5:1-10; At 6:1-6; Jr 10:21; Mt 20:24-28; Pv 3:34; Ap 12:7-9

E studos sobre igrejas em crescimento quase sempre ressaltam a importância de uma liderança eficaz, que tenha uma visão fundamentada em Deus e em Sua Palavra, dando oportunidade para que todos na congregação exerçam seus dons espirituais para cumprir a comissão evangélica.

No entanto, liderar uma igreja é algo muito desafiador. Grande parte de seus líderes são voluntários que doam seu tempo, embora já tenham suas ocupações pessoais. Os membros podem demonstrar sua insatisfação deixando de congregar, caso aconteça algo que não apoiam nem toleram. Além disso, um líder cristão eficaz também deve ser profundamente espiritual. Não devemos nos esquecer de que Pedro escreveu para igrejas que estavam enfrentado perseguição. Em ocasiões como essas, o líder fica especialmente vulnerável. Portanto, quem está habilitado a desempenhar essa função?

Em 1 Pedro 5:1-10, o apóstolo abordou a questão da liderança cristã na igreja. Nesses versos, ele mencionou algumas características essenciais necessárias não apenas aos líderes cristãos, mas também aos membros. Suas palavras são tão relevantes hoje quanto foram naquela época.