Jesus nos escritos de Pedro


VERSO PARA MEMORIZAR: “Carregando Ele mesmo em Seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por Suas chagas, fostes sarados” (1Pe 2:24).

LEITURAS DA SEMANA: 1Pe 1:18, 19; Cl 1:13, 14; Is 53:1-12; Jo 11:25; Sl 18:50; 2Pe 1:1

A despeito do contexto ou dos problemas específicos abordados por Pedro, seu foco estava em Jesus. Cristo permeia todos os escritos do apóstolo; Ele é o fio de ouro que atravessa toda a sua carta.

Desde a primeira frase, em que Pedro afirmou ser “apóstolo” (enviado) de Jesus Cristo, até sua última declaração: “Paz a todos vocês que estão em Cristo” (1Pe 5:14, NVI), Jesus é seu tema central. Nessa primeira epístola, Pedro escreveu sobre a morte de Jesus como sacrifício oferecido em nosso favor. Falou sobre o grande sofrimento pelo qual Cristo passou, deixando Seu exemplo naqueles momentos de dor como modelo para nós. Ele também discorreu sobre a ressurreição de Jesus e seu significado para nós. Além disso, escreveu sobre Ele não apenas como o Messias, o Cristo “ungido”, mas como o Messias divino; ou seja, vemos em 1 Pedro mais evidências da divindade de Jesus. Ele é o próprio Deus, que veio à Terra com a natureza humana, viveu e morreu para que tenhamos a esperança e a promessa da vida eterna.

Nesta semana, voltaremos às páginas de 1 Pedro e analisaremos mais atentamente o que elas revelam sobre Jesus.