Estudo adicional


AReforma Protestante resgatou a grande verdade da salvação somente pela fé. Essa verdade foi sugerida pela primeira vez no próprio Éden (veja Gn 3:15) e, em seguida, expressada mais plenamente na vida de Abraão (veja Gn 15:6; Rm 4:3) antes de ser sucessivamente revelada nas Escrituras até Paulo. No entanto, a verdade da salvação pela fé sempre incluiu a obra do Espírito Santo na vida do crente, não como meio de salvação, mas como a expressão dela. Encontramos na vida e no caráter de Jó um grande exemplo do caráter dessa obra. Teólogos às vezes a chamam de “santificação”, que significa, basicamente, “santidade”. Essa obra é tão significativa nas Escrituras que somos ordenados a buscar “a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). O significado básico de santificação é “separado para uso santo”, uma ideia aplicada ao povo da aliança (Lv 19:2). Embora a palavra e seu conceito apareçam de várias maneiras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, eles se referem ao que Deus faz em nós. Santificação pode ser entendida como um crescimento moral em bondade e rumo à bondade. Ela é “um processo gradativo de mudança moral pelo poder do Espírito Santo em cooperação com a vontade humana” (Tratado de Teologia Adventista, p. 333).

Embora essa obra seja algo que somente Deus pode realizar em nós, assim como não somos forçados à justificação, também não somos forçados à santificação. Nós nos entregamos ao Senhor, e o mesmo Senhor que nos justifica pela fé, também nos santifica, moldando-nos à imagem de Deus, como Ele fez com Jó, pelo menos até onde for possível antes de recebermos a eternidade. Por isso, Paulo escreveu: “Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós” (Gl 4:19). Ellen G. White escreveu: “Cristo é nosso modelo, o perfeito e santo exemplo que nos foi dado para seguir. Não podemos nunca igualar o modelo, mas podemos imitá-Lo e nos assemelharmos a Ele segundo nossa capacidade” (Manuscrito 65, 1894).

Perguntas para reflexão

  1. Que escolhas nossas influenciarão o nível da atuação do Senhor em nossa vida? Só Deus pode mudar o coração, mas devemos cooperar com Ele. O que significa essa cooperação? Como ela se manifesta?
  2. Colossenses 2:6 diz: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle”. Como esse verso nos ajuda a entender o que significa viver em fé e obediência?
  3. Como podemos glorificar o Senhor diante dos seres humanos e dos anjos?