Estudo adicional


“‘Agora é o juízo deste mundo’, continuou Cristo; ‘agora será expulso o príncipe deste mundo. E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer’ (Jo 12:31-33, ARC). ‘Esta é a crise do mundo. Se Me torno a propiciação pelos pecados dos homens, o mundo será iluminado. O domínio de Satanás sobre o coração dos homens será despedaçado. A desfigurada imagem de Deus será restaurada na humanidade, e uma família de crentes santos herdará afinal o lar celestial.’ Esse é o resultado da morte de Cristo. O Salvador perde-Se na contemplação da cena de triunfo evocada diante dEle. A cruz, a cruel e ignominiosa cruz, com todos os horrores que a cercam, Ele a vê resplendente de glória. Mas não é somente a obra da redenção humana que é realizada pela cruz. O amor de Deus manifesta-se ao Universo. O príncipe deste mundo é expulso. São refutadas as acusações que Satanás fez contra Deus. É para sempre removida a mancha que ele atirou sobre o Céu. Os anjos, bem como os homens, são atraídos para o Redentor” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 625, 626).

Perguntas para reflexão

  1. Em quais outros aspectos a vida e a morte de Jesus responderam às perguntas que o livro de Jó deixou sem respostas?
  2. Considere o que a cruz revela sobre o caráter de Deus, especialmente quando percebemos que Aquele que nos criou foi O mesmo que morreu na cruz por nós. Por que essa realidade deve nos dar muita esperança e conforto, independentemente das provações que enfrentemos? Como essa maravilhosa verdade nos ensina a confiar em Deus e em Sua bondade? (Veja Rm 8:32).
  3. Como vimos, o livro de Jó mostrou, entre outras coisas, que o grande conflito é um problema universal e que a guerra entre Cristo e Satanás possui uma dimensão que vai além da própria Terra. Imagine como deve ter sido para as criaturas celestiais, que conheciam Jesus apenas em Sua glória, vê-lo passar por tudo aquilo que Ele sofreu na cruz. Meditar nesse extraordinário conceito nos ajuda a ter maior compreensão do que recebemos em Jesus?