Entristecendo o Espírito Santo: parte 1


2. Leia Efésios 4:30. Paulo usou um imperativo, advertindo-nos a não entristecer o Espírito Santo. O que significa entristecer o Espírito Santo? Complete as lacunas:

Entristecer o Espírito significa Seus apelos e conselhos.

O Espírito Santo é um ser pessoal, não apenas uma força divina. É por isso que Ele pode ser entristecido. Mas, como O entristecemos? Devemos nos lembrar de que uma das tarefas do Espírito é nos revelar o pecado (Jo 16:8). Ele nos leva a Jesus, Aquele que perdoa nossos pecados e nos santifica. Afinal de contas, o Espírito de Deus é chamado de “santo”. Isso significa que Ele aborrece o pecado, mas Se alegra quando fazemos a vontade de Deus em todas as coisas, quando pensamos e falamos o que é puro e santo. Por outro lado, também significa que Ele Se entristece quando cultivamos tudo que desonra nosso chamado divino. Qualquer decisão de continuar no pecado ou de minimizar sua gravidade O entristece. Entristecer o Espírito Santo é algo sério.

O contexto da declaração de Paulo, em Efésios 4:30, sobre “entristecer o Espírito Santo” diz respeito ao estilo de vida que uma pessoa vivia antes de ser convertida por Cristo, e o que acontece com ela depois da conversão. Como novas criaturas em Cristo, devemos ser pacientes e gentis uns com os outros, suportando-nos em amor, e ser diligentes em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:2, 3). Sendo renovados pelo Espírito (Ef 4:23), estamos agora seguindo a Cristo, nosso novo “Cabeça” (Ef 4:15), e por isso não andamos na vaidade dos nossos pensamentos, como os gentios (Ef 4:17). Em vez disso, temos uma vida que agrada a Deus (Ef 4:24-31).

O Espírito Santo é entristecido sempre que permitimos que qualquer uma das coisas negativas mencionadas em Efésios 4 encontre espaço em nosso coração, e quando elas se manifestam em nossas palavras e ações. Entristecer o Espírito significa rejeitar Sua presença santificadora e Seu poder transformador porque continuamos a pecar deliberadamente.

3. O Espírito Santo Se importa com nossa maneira de viver. Leia Efésios 4:25-31 e assinale nessa passagem as atitudes morais específicas que entristecem o Espírito de Deus. Por que essas coisas O entristecem?

  • A. ( ) Excesso de riqueza, aparência exterior, frieza e opressão dos irmãos.
  • B. ( ) Mentira, ira, furto, palavras torpes, amargura, gritarias e blasfêmias, porque essas coisas são contrárias à essência de Deus.
  • C. ( ) Dedicação excessiva à busca do conhecimento, egoísmo, brincadeiras e falta de vontade de fazer trabalho missionário.