Apagando o Espírito Santo


6. Leia 1 Tessalonicenses 5:19-21. Como podemos apagar o Espírito Santo? Assinale a alternativa correta:

  • A. ( ) Desprezando as profecias e não tendo discernimento espiritual
  • B. ( ) Deixando de falar em línguas estranhas.
  • C. ( ) Negligenciando a prática de fazer milagres, curar doenças e oferecer bênçãos financeiras às pessoas.

A palavra “apagar” sugere a ideia de um incêndio. O mesmo radical grego é usado em 1 Tessalonicenses 5:19 e em Efésios 6:16. Isso dá a entender que o Espírito Santo é como um fogo que podemos apagar. Devemos nos lembrar de que o Santo Espírito faz duas coisas importantes por nós: Ele nos revela o pecado e nos dá poder para vencê-lo. Ambas estão relacionadas à santificação.

Através da Palavra de Deus, o Espírito nos diz o que precisamos saber para ter uma vida santa e, pelo Seu poder, Ele nos capacita a mudar nossa vida de acordo com esse conhecimento. Uma forma de impedir que o Espírito de Deus Se apague é “não desprezar as profecias” (1Ts 5:20). Paulo instruiu os tessalonicenses a não desprezar as profecias e também apelou para que tivessem discernimento (1Ts 5:21). Embora devamos estar abertos ao Espírito em nossa vida congregacional e não “apagar” Sua atuação, também precisamos ter discernimento, pois falsos ensinos e falsos profetas continuam a afligir a igreja.

Nem todos os espíritos são benignos. No entanto, a Palavra inspirada pelo Espírito de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho (Sl 119:105). Por meio dela, temos um padrão para julgar até mesmo novas profecias. Nos tempos bíblicos, a lâmpada continha um pavio ardente que lançava luz diante daqueles que andavam à noite. A Bíblia nos mostra como “andar no Espírito” (Gl 5:25). Fazemos isso quando nos submetemos aos ensinamentos da Palavra de Deus e quando obedecemos às sugestões do Espírito Santo, à medida que Ele nos mostra a maneira pela qual devemos viver.

Muitos que professam crer na Bíblia como a Palavra de Deus a interpretam de maneiras que quase a despojam de qualquer legítima autoridade e poder real em sua vida. Além disso, quando desprezamos a Palavra de Deus e a tratamos com desrespeito ou deixamos de aplicá-la à nossa vida, estamos apagando essa lâmpada dada a fim de nos guiar em nosso caminho e despertar nossa consciência quanto às boas obras.

Leia 1 Tessalonicenses 4:7, 8. O que significa ser chamado “para a santificação”? Em quais áreas da sua vida você não está agindo “para a santificação”?