A multiforme sabedoria de Deus


Anteriormente no livro de Jó, em meio ao debate entre os personagens, Elifaz, o temanita, disse a Jó: “Tem o Todo-Poderoso prazer em que tu sejas justo, ou lucro algum em que tu faças perfeitos os teus caminhos?” (Jó 22:3, ARC). Essa é uma pergunta muito irônica, dado ao que sabemos sobre os acontecimentos nos bastidores do Céu. Naturalmente seria um prazer para Deus se Jó fosse justo, e também um ganho para Ele se Jó vivesse uma vida irrepreensível. E isso é verdade não apenas quanto a Jó – o mesmo vale para todos aqueles que afirmam ser seguidores do Senhor.

7. Leia Mateus 5:16. Como esse verso ajuda a responder à pergunta que Elifaz fez a Jó? Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

  • ( ) Esse verso revela que Deus nada ganha com a obediência humana, portanto, não precisa dela.
  • ( ) Esse verso revela que Deus Se importa e Se alegra com a obediência humana.

Eis a urgente questão do livro de Jó: Manteria Jó sua lealdade? Satanás disse que não; Deus disse que sim. Portanto, a fidelidade de Jó seria definitivamente uma vantagem para Deus, pelo menos nessa batalha específica contra Satanás.

No entanto, a história de Jó era apenas uma pequena representação de questões maiores. A primeira mensagem angélica nos ordena a “dar glória” a Deus (Ap 14:7). Além disso, Jesus explicou em Mateus 5:16 que, pelas nossas boas obras, podemos glorificar a Deus. Foi isso que Jó fez; é isso que também podemos fazer.

8. Leia Efésios 3:10. Como o princípio expresso nesse texto se revela no livro de Jó, mas em escala menor?

O que vemos nesse verso, e no livro de Jó, são expressões do fato de que Deus atua na vida de Seus seguidores a fim de transformá-los, para a Sua glória, em Sua própria imagem. “A própria imagem de Deus tem que ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 671). Embora Jó tenha vivido há milhares de anos, sua vida foi um exemplo de como os seres humanos podem revelar esse princípio. O povo de Deus, em todas as épocas, também tem o privilégio de viver da mesma forma.

Quais aspectos de sua vida glorificam a Deus? O que sua resposta lhe diz sobre si mesmo, sua maneira de viver e sobre o que você precisa mudar?