“A quem darás o nome de João”

-+*  Por quase 400 anos, depois de Malaquias, o silêncio divino marcou a história de Israel. Com o anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus o silêncio divino estava prestes a ser quebrado. As histórias do nascimento de João e de Jesus têm paralelos. Os dois nascimentos são milagres: no caso de João,
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“Uma exposição em ordem” (Lc 1:1-3; At 1:1-3)

-+*  Atos 1:1 nos diz que, antes que esse livro fosse escrito, seu autor escreveu “o primeiro livro”. Isso, além do fato de que ambos os relatos foram endereçados a Teófilo, nos ajuda a concluir que um só autor foi o responsável por ambos os livros. Os dois relatos podem ser considerados a parte 1
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A primeira vinda de Jesus

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-+*  VERSO PARA MEMORIZAR: “Para Deus não haverá impossíveis” (Lc 1:37). Leituras da semana: Lc 1:2, 3; 2Tm 3:16; Lc 1:5-22; Dt 18:15; Lc 2:9-12, 25-32 O evangelho de Lucas foi escrito primariamente para os gentios. O próprio Lucas era gentio (como está implícito no contexto de Colossenses 4:10-14), e o mesmo se pode dizer
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Estudo adicional

-+*  “Quando condescenderam com seu apetite por vinho e enquanto estavam sob seu estímulo excitante, sua razão se tornou anuviada e não conseguiram discernir a diferença entre o sagrado e o comum. Contrariando as indicações expressas por Deus, eles O desonraram oferecendo fogo comum em lugar de fogo santo. Deus os visitou com Sua ira;
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Ela se importa

-+*  6. Leia Provérbios 31:26-31. Que outras características importantes são vistas nessa mulher? Por que essas características são importantes para todos nós? Vimos, em todo este trimestre, uma ênfase nas palavras, naquilo que dizemos. A mulher é conhecida por sua sabedoria e por sua bondade. Essas coisas estão inter-relacionadas. Afinal de contas, não se poderia
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Ela trabalha

-+*  A mulher virtuosa de Provérbios 31 não é preguiçosa; ela trabalha arduamente e é muito ativa. O poema insiste nessa qualidade (Pv 31:27), que caracteriza o sábio em contraste com o insensato (Pv 6:6; 24:33, 34). Sua esfera de atividade é ampla e concreta. O fato de sermos espirituais não significa que devamos ser
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Mulher virtuosa

-+*  Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias” (Pv 31:10). Quem é a “mulher virtuosa” de Provérbios 31:10? Vários indicativos sugerem que o autor tinha em mente algo mais do que uma mulher piedosa ou a esposa ideal. Seguindo a pista de muitas passagens do livro (Pv 1:20-33;
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